Problema com os Bombeiros no aluguel do espaço para sua empresa?

0
136
O que preciso saber antes de alugar o espaço para minha empresa?
Veja essas dicas super importantes que você precisa saber antes de fechar o contrato de aluguel para o espaço da sua empresa.
O que preciso saber antes de alugar o espaço para minha empresa?
Veja essas dicas super importantes que você precisa saber antes de fechar o contrato de aluguel para o espaço da sua empresa.

Se você está em processo de abertura de empresa ou mudança de endereço, dependendo de sua atividade, é de grande importância você saber se a edificação ou prédio que você vai se instalar está apto para receber sua empresa e evitar muita dor de cabeça com o Corpo de Bombeiros.

Isso porque, além do Alvará de Funcionamento da Prefeitura, para sua empresa cumprir com todas as determinações da lei, você vai precisar do Alvará de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Mas, e se após de alugar e se instalar, você descobrir que a edificação não está regularizada junto ao CBMSC ou pior, não há nem a possibilidades de adequação para atendimento de acordo com sua atividade? Complicado não é?

Bom, situações como estas atingem geralmente empresas que necessitam de espaços e situações específicas, como muito estoque de algum material combustível ou grande uso de gás, por exemplo. Mas as vezes pequenos restaurantes ou tabacarias podem necessitar de itens específicos e inviabilizar a locação.

Mesmo se não for o seu caso, acredite, muitas empresas passam por isso!

A leitura a seguir vai te evitar muita dor de cabeça e ajudar a escolher o melhor local para sua empresa se estabelecer.

Duas dicas super importantes que você precisa saber antes de alugar um espaço para sua empresa.

Dica 1 – A edificação que você pretende se instalar está regularizada junto ao Bombeiro

Antes de qualquer coisa, é imprescindível saber o status do prédio ou galpão, por exemplo, junto ao bombeiro. Verifique se a edificação possui projeto aprovado e habite-se.

Mas antes de continuar, se você ainda não sabe o que é um projeto preventivo contra incêndio, leia este artigo aqui!

Continuando, vamos lá!

Hoje em dia, novos empreendimentos não são autorizados a serem executadas sem a devida regularização e autorização do Corpo de Bombeiros, porém, muitas empresas que não possuem sede própria, optam por galpões ou prédios mais antigos e é nessa hora que é importante saber se a edificação está regularizada.

E porque é importante a edificação estar regularizada junto ao Corpo de Bombeiros?

Pois bem, no momento de emitir um alvará de funcionamento para sua empresa, o bombeiro vai solicitar que a edificação que você quer se instalar, esteja regularizada, pois só isso garantirá que o local seja seguro para sua empresa e seus colaboradores.

Ou seja, se não estiver, muito possivelmente (100% de certeza, rsrs), terá de se adequar.

Quer saber mais sobre o processo de regularização de uma edificação? Clique e veja este post aqui.

Mas, e quem é responsável por essa regularização no Corpo de Bombeiros? O locatário ou o locador?

A responsabilidade da edificação é do Locatário, pois é o proprietário e junto ao bombeiro, essa responsabilidade é dele.

Em muito dos casos, o proprietário da edificação, entra com a contrapartida da regularização, mas nem sempre isso acontece, pois muitas vezes a edificação é muita antiga e até mesmo construída antes das leis vigentes, o que pode confundir um pouco a cabeça dos envolvidos.

Então, situações como esta, devem ser alinhadas e negociadas ANTES de assinar o contrato de locação.

Dica 2 – A edificação tem a possibilidade de alteração para sua atividade

Bom, aí você alugou uma sala comercial e quer instalar sua padaria no local, por exemplo.

Geralmente, para salas comerciais, apenas são previstos sistemas básicos, como placas de saída, iluminação de emergência e extintores, mas provavelmente, se você hipoteticamente tem uma padaria, a probabilidade de uso de gás é alta, não é?

Aí é que entra a possibilidade de alteração.

Esse tipo de alteração necessita de uma atualização do projeto e autorização do Corpo de Bombeiros.

Dependendo do porte da padaria ou da atividade, o espaço físico para construção de uma central de gás é uma prerrogativa importantíssima!

Na grande maioria dos casos, as edificações são passíveis de alteração, mas utilizamos este exemplo apenas para você entender melhor e alertar que há casos que não são!

Outras situação que também devem haver uma atenção maior, são as empresa que tenham reunião de pessoas (como casas noturnas, tabacarias, escolas e auditórios) ou que trabalhe com depósitos ou venda de produtos inflamáveis, onde tem de se ter um cuidado maior na escolha do local, pois tanto a edificação quanto os prédios vizinhos podem ser impedimentos para você obter seu alvará no bombeiro.

Bom, e quem vai saber dizer se o local é apto para atender minha empresa?

Muita gente em processo de aluguel ou até na compra do espaço para sediar sua empresa, acaba não se atendo a detalhes como estes.

Para auxiliar você, busque a assessoria de uma empresa de engenharia de incêndio ou de um profissional habilitado para lhe ajudar.

Em uma simples visita, um mundo de complicações podem ser evitadas!

IMPORTANTE!

A edificação estar regularizada (ter projeto e habite-se aprovados), não garante que o local possa atender sua empresa, pois ela pode estar regularizada para um outro tipo de atividade.

É o que acontece com a maioria das salas e galpões para aluguel, onde em 99% das vezes, o local é regularizado para atividades comercias genéricas, então, vale a pena se atentar a estas situações antes do aperto de mão.

Agora sim né? Show!

Em Santa Catarina, conheça a Martins | Engenharia de Incêndio.

Gostou? Então conta pra gente qual é sua dúvida ou qual assunto você gostaria de ver por aqui!

Mais sobre a Martins!

A Martins Engenharia de Incêndio é uma empresa especializada em projetos preventivos contra incêndio!

Atende todo o estado de Santa Catarina.

E tem uma cartela de clientes de respeito nas cidades de Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode!

tags projeto preventivo contra incêndio em Indaial ; projeto preventivo contra incêndio em Timbó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 5 =